California passes law to ensure no LGBTQ+ books are banned from schools
Onde?
Califórnia, EUA
Quem?
Gavin Newsom
Quando?
25/09/2023

Gavin Newsom, governador da Califórnia, assinou uma lei que proíbe a censura de livros educacionais que refiram identidades de género, sexualidades, grupos raciais, etc.
Esta lei encoraja as escolas a dar acesso aos mesmos a todos os seus alunos, para que estes possam conhecer e perceber as pessoas que os rodeiam, sejam elas trans ou cisgénero, independentemente da cor da sua pele ou de com quem tenham uma relação amorosa/íntima e para estes alunos se conhecerem a si próprios também.
Newsom mencionou a possibilidade de esta lei vir acompanhada de uma multa de 1.5 milhões de dólares para quem não a cumpra. Tal fez com que Harvey Milk e a escola Temecula, no sul da califórnia, aceitassem e agissem em conformidade.
Este é um tópico da atualidade bastante investigado pelos mídia e o PEN America*, anunciou que no ano letivo 2022/2023, as censuras de livros nas escolas americanas subiu em 33%.
Mesmo com alguma discordância por parte dos republicanos e da CSBA**, a lei foi aprovada na passada segunda-feira, 25 de setembro, juntamente com outros decretos a favor da comunidade LGBTQIA+ publicados durante esse fim-de-semana.
*associação norte-americana fundada em 1922, que centra os seus valores na liberdade de expressão
**California School Boards Association