Canadian Human Rights commissioner resigns over new school pronoun rule to out kids to parents

Onde?
Saskatchewan,Canadá

Quem?
Heather Kuttai

Quando?
17/10/2023

Heather Kuttai
Heather Kuttai

A comissária dos direitos humanos no Canadá Heather Kuttai, demitiu-se após o governo provincial de Saskatchewan querer implementar uma nova lei, que proíbe menores de 16 anos utilizar, em contexto social na escola, um nome e pronomes, que não os que lhe foram atribuídos à nascença, sem o consentimento dos pais. Esta lei obriga ainda as escolas a reportar aos pais destes alunos quando tal acontece, mesmo que estes ainda não se tenham assumido perante os mesmos.

Kuttai diz que não pode fazer parte de tal acontecimento e que não quer estar associada a um governo provincial que tira os direitos às crianças, especialmente às mais vulneráveis. Acrescenta ainda na sua carta de demissão, que a escola e o suporte que esta deu ao seu filho, foi um dos pontos fulcrais para, hoje em dia, ele se sentir seguro consigo mesmo e orgulhoso da pessoa que é. Diz também: "I can't be a good citizen of this province, I can't be a commissioner that defends human rights, I can't be the mother – a good mother – to a trans kid if I just sit by and let this happen," ("Não posso ser uma boa cidadã desta província, não posso ser uma comissária que defende os direitos humanos, não posso ser a mãe - uma boa mãe - de um menino trans se ficar de braços cruzados e deixar que isto aconteça" - traduzido).

Infelizmente, ainda existem muitas pessoas contra a comunidade LGBTQIA+ nos dias que correm, mas mesmo assim, Saskatchewan é a única província no Canadá em que crianças que pertençam à comunidade LGBTQIA+ não têm os mesmos direitos que todas as outras.

A escola não é apenas um sítio onde aprendemos várias disciplinas, mas também sítio onde aprendemos a socializar e a conhecer pessoas diferentes às da nossa família. Isto faz com que a nossa identidade tenha alterações e que à medida que crescemos, nos tornemos cada vez mais no nosso "eu" verdadeiro.

A escola deveria ser um sítio para crescermos, para sermos livres e para nos sentirmos seguros. O que estas leis e regras estão a fazer, é que muitas crianças sofram e vivam à base do medo de serem elas próprias por frequentarem um espaço (que deveria ser o espaço que sabe tudo o que é certo, que nos ensina) que as faz pensar que os seus sentimentos e pensamentos são errados ou inválidos e que os pais é que deveriam decidir quem elas realmente são.

É um facto que nos últimos anos o grau de ansiedade e depressão nas crianças e jovens tem vindo a aumentar drasticamente (1 em cada 5 crianças e jovens em todo o mundo sente sintomas fortes de ansiedade e 1 em cada 4 tem sintomas de depressão) e estas leis só estão a piorar a situação. 

O mundo tem muitos problemas, isso é certo, e mesmo que estes acabem eventualmente surgirão outros, Mas se espaços tão importantes para o desenvolvimento das pessoas como a escola, se regessem à base do respeito e da liberdade de cada um ser como é, muitas coisas seriam mais fácil e, definitivamente não haveriam tantos jovens a sofrer por simplesmente quererem ser eles próprios.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora