Glossário

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Cidadania

  • Qualidade de cidadão.

Desenvolvimento

  • O desenvolvimento pode ter vários significados: ato ou efeito de desenvolver; aumento ou progresso; ampliação; explanação; minuciosidade; incremento: propagação; desenho (de planta, perfil, etc.).

Educação

  • De acordo com o 2º texto lido para a unidade curricular Seminário I - Fundamentos da investigação qualitativa em educação, inserido no Manual de investigação qualitativa de João Amado - e a partir das opiniões de diversos investigadores, a educação é o aperfeiçoamento individual, social, espiritual e cultural pelo meio de alienações de valores espirituais, sociais, materiais e ainda, por competências que desenvolvem o património comum do sujeito. Insere-se no melhoramento do comportamento do sujeito, influenciado por outras pessoas e com o intuito de se tornar uma melhor pessoa e fortalecer os valores essenciais, como a compreensão, a tolerância e a entreajuda social.
  • A educação clarifica os direitos humanos e as liberdades fundamentais, obtendo assim modificações positivas, tanto na sociedade, como na cultura.

Epistemologia

  • A epistemologia é um ramo da filosofia que estuda os problemas relacionados com o conhecimento humano. Tal reflete-se sobre a sua natureza e validade.

Formação

  • A formação tem várias classificações: ato ou efeito de formar ou de se formar; disposição ou ordenamento de um conjunto de elementos de um todo; constituição; conjunto de valores ou qualidades morais resultantes da educação (carácter); conjunto de conhecimentos específicos que são ministrados ou adquiridos; aula, sessão ou curso destinado a adquirir ou atualizar conhecimentos profissionais ou relacionados com uma atividade (ação de formação).
  • Na área da botânica significa conjunto dos vegetais de uma região com características comuns.
  • Na geologia significa conjunto de rochas do mesmo período e com características comuns (ex:. formação calcária).
  • Em minas significa conjunto de elementos que constituem um corpo militar (ex:. formação de combate).

Globalização

  • A globalização, entende-se como o fenómeno de integração, partilha de informações, culturas e mercados de maneira a unir um todo.

Hermenêutica

  • A hermenêutica consiste na interpretação do sentido das palavras. É a arte de interpretar leis, códices, textos sagrados, entre outros.

Heurística

  • A heurística tem vários significados, entre eles: a arte de inventar ou descobrir; o método que pretende levar a inventar, descobrir ou a resolver problemas; o processo pedagógico que pretende encaminhar o aluno a descobrir por si mesmo o que se quer ensinar, geralmente através de perguntas; a procura de fontes documentais.

Metodologia

  • A metodologia é a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade ou a aplicação de um método no ensino.

Métodos

  • Um método pode ter várias definições: ordem pedagógica na educação; tratado elementar; processo racional para chegar a um determinado fim; uma maneira de proceder; um processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade; obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência ou de uma arte; no sentido figurado, prudência ou ponderação.

Organismos/instituições nacionais e internacionais com interesse para a Educação e para a Formação

  • INE - Instituto Nacional de Estatística
  • Pordata
  • Eurostat
  • IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
  • OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

Rede(s)

  • De acordo com o dicionário, a palavra "redes" tem 16 significados diferentes, são eles: malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares; utensílio de malha larga para apanhar peixes ou outros animais; tecido de malha de algodão ou seda com que as mulheres envolvem o cabelo; tecido metálico que serve para resguardar vidraças; utensílio de malha de arame para resguardar a comida; tecido de arame; artefacto, de tecido ou malha resistente, suspenso pelas duas extremidades, onde se dorme ou descansa; conjunto de linhas de caminhos-de-ferro, telefónicas, telegráficas, de canais, etc.; complicação de coisas; cilada,
  • Em Portugal continental, na Madeira e no Brasil, "rede" é um meio arcaico de transporte, geralmente para uma pessoa deitada, que usava um artefacto de malha resistente, suspenso numa grande vara que era suportada por uma pessoa em cada uma das extremidades.
  • No desporto significa tira de tecido de malha que divide um capo de ténis, de vólei ou uma mesa de pingue-pongue.
  • Para a área da anatomia significa o entrelaçamento de nervos, fibras, etc.
  • No sentido figurado diz-se de tudo o que leva adiante de si e apanha ou arrasta quanto encontra.
  • Na informática tem dois significados: sistema de computadores ligados entre si, para partilha de dados e informação; o mesmo que internet.

Responsáveis pela Educação em Portugal

  • Ministério da educação
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior

Sistema educativo português

  • O sistema educativo português visa garantir a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e a igualdade de oportunidades numa escolaridade obrigatória de 12 anos.
  • De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada pela Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, o sistema educativo português está dividido em três níveis de ensino: a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. O sistema educativo português tem, início na Educação Pré-Escolar, com um ciclo de frequência opcional dos 3 aos 6 anos, continuando com o Ensino Básico, que compreende três ciclos sequenciais: 1.º ciclo de 4 anos e início da escolaridade obrigatória; 2.º ciclo de 2 anos; 3.º ciclo com uma duração de 3 anos. O Ensino Secundário, corresponde a um ciclo de três anos de escolaridade e visa proporcionar aos alunos uma formação e aprendizagens diversificadas, de acordo com os seus interesses, com vista ao prosseguimento de estudos e/ou à inserção no mercado de trabalho. Neste âmbito, existem os seguintes cursos: Cursos Científico-Humanísticos; Cursos Profissionais; Cursos Artísticos Especializados; Cursos com planos próprios (Cursos Científico-Tecnológicos).
  • Os três níveis de ensino podem funcionar em agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da rede pública e em estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, incluindo escolas profissionais, públicas e privadas. Os agrupamentos de escolas são unidades organizacionais do sistema educativo, dotados de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por estabelecimentos de educação pré-escolar e de um ou mais níveis e ciclos de ensino.
  • Os princípios orientadores para a organização e gestão do currículo do ensino básico e do ensino secundário, assim como para a avaliação das aprendizagens e o processo de desenvolvimento curricular, estão delineados no Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho.
  • A decisão de transição para o ano de escolaridade seguinte reveste caráter pedagógico, sendo a retenção, nos anos não terminais de ciclo, considerada excecional. No 1.º ano de escolaridade, nenhum aluno fica retido, exceto se, por excesso de faltas injustificadas, o docente titular de turma assim o determinar.
  • A avaliação no ensino básico compreende a realização de provas finais no 9.º ano de escolaridade que incidem sobre os conteúdos lecionados ao longo do 3.º ciclo do ensino básico e a realização de provas de aferição, no 5.º e no 8.º ano,  visando aferir o desenvolvimento do currículo no ensino básico e providenciar informação regular sobre o desenvolvimento das aprendizagens ao sistema educativo, às escolas, aos alunos e aos encarregados de educação.
  • A retenção num determinado ano de escolaridade do Ensino Básico significa que o aluno terá de repetir esse ano, frequentando todas as disciplinas/componentes contempladas no currículo.
  • Os alunos que demonstrem capacidades de aprendizagem excecionais e um adequado grau de maturidade, poderão progredir mais rapidamente, isto é, completar o 1.º ciclo com 9 anos de idade, até 31 de dezembro do ano respetivo, e/ou transitar de ano de escolaridade antes do final do ano letivo, uma única vez, ao longo dos 2.º e 3.º ciclos.
  • Nos Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário, a transição do aluno para o ano de escolaridade seguinte verifica-se sempre que a classificação anual de frequência ou final de disciplina não seja inferior a 10 valores a mais do que duas disciplinas.
  • A avaliação externa realiza-se no ano terminal da respetiva disciplina e durante o curso os alunos realizam quatro exames finais nacionais que têm impacto na classificação final da disciplina.
  • Concluem o nível secundário os alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas do plano de estudo do respetivo curso, podendo candidatar-se ao ensino superior.

Técnicas

  • Uma técnica pode ser considerada a parte material de uma arte, o conjunto dos processos de uma arte ou uma prática.

Tecnologias de informação e comunicação/tecnologias digitais

  • As Tecnologias de Informação e Comunicação, ou TIC, são todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede e telemóveis.

Valor(es)

  • A palavra valor pode significar várias coisas: o que vale uma pessoa ou coisa; preço elevado; merecimento, talento ou reputação; coragem ou valentia; significação precisa de um termo; títulos de renda, ações, obrigações, letras de câmbio, entre outros, que representam uma certa quantidade de dinheiro; duração de uma nota musical; grau do aproveitamento escolar de um estudante.
  • Existe também o valor estimativo - o que se atribui a um objeto em vista de certas circunstâncias (em oposição a intrínseco) - e o valor venal - valor normal de um género no mercado.

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