História dos Sistemas Educativos Contemporâneos
História dos Sistemas Educativos Contemporâneos é uma das unidade curriculares lecionadas no 1º semestre do 1º ano da licenciatura em Educação e Formação da Universidade de Lisboa.
Esta unidade curricular tem como objetivo a promoção da reflexão sobre as especificidade da realidade educativa portuguesa; as mudanças que caracterizam o atual contexto sociocultural e educativo; as perspetivas teóricas que permitem compreender os processos de reprodução e mudança social e educativa. Com estes tópicos pretende-se que os discentes obtenham elementos teóricos e empíricos que lhes possibilitem compreender a complexidade da relação da escola com a sociedade, as velhas e novas desigualdades sociais que por ela são produzidas bem como as possibilidades de transformação social que possibilita. As competências que se pretende que os alunos desenvolvam são as seguintes: síntese e articulação da informação; análise crítica sobre as perspetivas trabalhadas na UC; aplicação dos conceitos teóricos a casos práticos; trabalho autónomo; trabalho em grupo; iniciativa, espírito crítico e criatividade. (retirado de: Plano de Estudos - Instituto de Educação (ulisboa.pt))